Foram divulgados, no dia 8 de junho, os resultados da segunda etapa do Projeto GPS COVID, que objetiva testar e mapear a presença de casos de Covid-19 na população da cidade de Esteio. As informações foram divulgadas pelo prefeito do município, Leonardo Pascoal, em uma live no Facebook que contou também com a presença da coordenadora do projeto, professora Cláudia Thompson (UFCSPA), da secretária Municipal de Saúde, Ana Boll, e da coordenadora do estudo na Unisinos, Nêmora Barcellos.

Nas duas primeiras fases, foram realizados testes em 543 e 527 moradores, respectivamente. Na etapa inicial, apenas duas pessoas testaram positivo para a doença (prevalência de 0,37%). Na segunda fase, não houve nenhum teste positivo. Considerando as informações das duas rodadas, foi possível estimar uma taxa de 19 casos a cada 10.000 pessoas. De acordo com estes dados, o estudo aponta que até o dia 3 de junho, Esteio poderia ter 156 casos, embora os registros oficiais apontem apenas 57 moradores identificados com a Covid-19.

A pesquisa também avaliou o comportamento dos participantes durante a pandemia, através da aplicação de um questionário. Cerca de 60% da população afirmou estar cumprindo as medidas de isolamento, saindo de casa apenas para atividades essenciais. Também foi identificado que 20% dos participantes saem todos os dias para trabalhar ou fazer alguma atividade regular.

A terceira fase de coletas do estudo será realizada entre os dias 15 e 17 de junho.