Objetivo é avaliar a eficácia das medidas de distanciamento social  e o uso de máscaras

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira, 14, a pesquisa ACC-POA – Avaliação da Covid-19 na Comunidade – Porto Alegre. O projeto é realizado em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

O lançamento foi transmitido em live às 11h, na página do Facebook da Prefeitura, com a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz, dos professores da UFRGS Marcelo Rodrigues Gonçalves e Bruce Duncan e do pesquisador Rodrigo Tólio.

O objetivo da pesquisa é analisar os dados individuais de cada participante acerca dos hábitos de vida adotados desde o início da pandemia, a fim de avaliar a eficácia das medidas de distanciamento  social  e o uso de máscaras, investigando a quarentena isoladamente ou em combinação com outras medidas de saúde pública para controlar a Covid-19. Assim, pretende-se avaliar cientificamente a implantação de medidas que estão sendo adotadas por diferentes países no mundo.

Os participantes serão pessoas que testaram positivo para a doença no município.

Informações da Prefeitura de Porto Alegre