Aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, no Salão Nobre da UFCSPA, a palestra dos Caçadores de Bons Exemplos, uma promoção da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progesp). Na ocasião, Iara e Eduardo Xavier apresentaram aos servidores, alunos e membros da comunidade externa detalhes sobre sua jornada pelo Brasil em busca de projetos que fazem a diferença nas comunidades. A realização do encontrou foi uma das iniciativas do projeto Unidiversidade e também contou com o apoio da Progesp da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A palestra de Iara e Eduardo foi antecedida pela apresentação do grupo Ballet 60+, vinculado ao projeto de extensão da UFCSPA "Dança para Idosos". Em sua fala, Iara trouxe exemplos de projetos marcantes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, uma pequena amostra das 1.800 iniciativas catalogadas pelo casal. "Muitas vezes nos falam sobre a nossa coragem. Na verdade, coragem é fazer aquilo que o coração manda!", salientou. Sobre o início da jornada, em 2011, o casal ressaltou que a ideia original era "viver e conviver com pessoas que pararam de olhar apenas para si mesmas".

Mais do que o conhecimento sobre os projetos, Iara desejou que as iniciativas mostradas no encontro provocassem a reflexão. "Será que estamos compartilhando o que fazemos de melhor?", questionou e resumiu o propósito dos Caçadores de Bons Exemplos: "O sentido da vida é fazer sentido em outras vidas". Mais informações sobre o projeto e as iniciativas registradas podem ser conferidas no site oficial.