• Alto contraste
Daniel Lemos apresenta recital Piano Maranhense
Escrito por Núcleo Cultural
Ter, 16 de Abril de 2019 18:28

O pianista Daniel Lemos apresentará o recital Piano Maranhense na quarta (24), às 19h, no Teatro Moacyr Scliar. No concerto de piano solo serão interpretadas obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão entre os sécs. XIX e XX como: Antonio Luiz Miró (1805-1853), compositor espanhol; Leocádio Rayol (1849-1909), destacado violinista do Norte do Brasil no séc. XIX; Elpídio Pereira (1872-1961), cujo balé Les Pommes du Voisin foi apresentado no Theátre de la Gaité Lyrique, em Paris, por 76 vezes; João Nunes (1877-1951), pianista e professor do Instituto Nacional de Música; e Ignácio Cunha (1871-1955), autor de músicas religiosas e para danças de salão. Algumas das obras estavam fora de circulação há mais de cem anos.

O espetáculo:

O recital será acompanhado por uma projeção com imagens históricas e curiosidades sobre práticas musicais na região, desde os tempos coloniais. O projeto foi levado a sete cidades do Maranhão e aos estados do Piauí, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A produção cultural é de Ivaldo Guimarães Torreão Júnior e tem o apoio do PPG em Música da UNIRIO, UFMA, UEMA e da FAPEMA.

O músico:

O pianista Daniel Lemos é professor de música e artista-pesquisador com atuação desde 1994. Apresentou-se como solista e acompanhador em teatros, e espaços culturais de 12 estados brasileiros. Formou-se em piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (RJ), é bacharel em piano e mestre em performance musical pela UFMG. Desde 2009 reside em São Luís, onde é Professor Adjunto II do Departamento de Música da UFMA e professor do curso de Música Licenciatura à distância da UEMA. Cursa o doutorado em práticas interpretativas na UNIRIO. Como acadêmico, possui artigos nos principais periódicos brasileiros da área de Música e nove livros publicados.

• O quê: Recital Piano Maranhense
  • Músico: Daniel Lemos
  • Quando: dia 24 de abril, às 19h
  • Onde: Teatro Moacyr Scliar, 3º andar do prédio 2