Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Cine Gênero & Sexualidade exibe Carandiru no dia 19
Escrito por Núcleo Cultural   
Ter, 10 de Outubro de 2017 16:02
 
A última edição do ano do Cine Gênero & Sexualidade, que ocorre na quinta (19) de outubro, às 19h, discutirá o tema prisões e relações de gênero, com a exibição do filme Carandiru. No mês de outubro, completa-se 25 anos do fato denominado massacre do Carandiru, no qual 111 presos foram mortos por policiais.  O filme dirigido pelo diretor Hector Babenco terá exibição no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA. O filme de 2003 é uma superprodução nacional, com 2h27, baseado em fatos reais e no livro escrito pelo médico sanitarista Drauzio Varella. Após o longa-metragem haverá um bate-papo com o assessor em Educação na Associação de Travestis e Transexuais do RS (ONG Igualdade).
 
Sinopse: Um médico sanitarista se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante os anos 90, convivendo diariamente com a dura realidade dos encarcerados, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. O médico presencia a violência agravada pela superlotação, em um presídio que matinha enclausurados mais de 7 mil homens. Paradoxalmente, conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador daqueles que tanto mal parecem ter feito à sociedade. O filme conta o antes, o durante e o depois do massacre do Carandiru ocorrido nesta antiga casa de detenção, há 25 anos, no dia 02 de outubro de 1992. Em 2002 o local foi desativado. 
 
Conheça o palestrante:
 
Amilton Gustavo da Silva Passos é assessor em Educação na Associação de Travestis e Transexuais do RS (ONG Igualdade), biólogo com mestrado em Educação (UFRGS) e membro do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (PPG em Educação- UFRGS). 

 

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA