• Alto contraste
  • Colorido
Audiência pública na UFCSPA mobiliza comunidade interna e externa
Escrito por Redação Ascom
Sex, 14 de Junho de 2019 09:00

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 13, audiência pública no salão nobre da UFCSPA com a participação de membros da comunidade interna e representantes de entidades externas. O encontro encerrou o dia de atividades voltadas à construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que traça objetivos e metas institucionais da universidade para o período de 2020-2029. A mesa de abertura foi composta pela reitora Lucia Pellanda e representantes da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Antonio Kalil), Instituto de Cardiologia (Marne de Freitas Gomes), Grupo Hospitalar Conceição (Paulo Worm), Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Adriani Galvão) e Policlínica Militar de Porto Alegre (Roberto Carlos Bento da Paixão).

Como presidente da audiência, a reitora contextualizou o papel da UFCSPA no âmbito do ensino e saúde, apresentando as posições de destaque conquistadas pela instituição nas últimas avaliações do Ministério da Educação, e lembrou que estavam presentes no evento "parcela significativa das entidades de atendimento em saúde da população de Porto Alegre". Primeiro representante externo a fazer uso da palavra, Antonio Kalil reforçou: "Mais que uma parceria, a relação da Santa Casa com a UFCSPA é umbilical". Como propostas, o médico e professor salientou a ampliação de projetos de pesquisa conjuntos entre as instituições e a realização de cursos de especialização como forma de integrar acadêmicos e membros do corpo clínico da Santa Casa.

Em seguida, Marne de Freitas Gomes rememorou fatos marcantes da Faculdade Católica de Medicina, onde ocorreu o "nascimento do Instituto de Cardiologia" idealizado por professores da época. Como proposições, enfatizou o incentivo à pesquisa básica e a união de forças para captação de recursos financeiros, inclusive internacionais. Paulo Worm tratou de apresentar detalhes sobre os hospitais do GHC e suas especialidades e conclamou os acadêmicos a pensar em soluções para os desafios de saúde do Rio Grande do Sul, como os altos índices de infecção por HIV, as doenças relacionadas ao envelhecimento e hábitos de vida, as questões de saúde mental, entre outros. "A universidade precisa estar atenta a esse cenário", apontou.

A representante do Hospital Presidente Vargas, Adriani Galvão, agradeceu pela "honraria do convite para discutir os próximos dez anos da UFCSPA" e detalhou a atuação do hospital, especificamente o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Lembrando que a instituição recebe residentes dos cursos de Medicina e Psicologia, Adriani salientou a necessidade de ampliação dos laços com a universidade. No mesmo sentido, o coronel Roberto Carlos Bento da Paixão afirmou que os estudantes da área da saúde deveriam estar atentos às instituições militares de saúde. "Recebemos na policlínica estudantes de Biomedicina e Fisioterapia, e eles ficam encantados com a nossa estrutura", afirmou. Após a participação das instituições convidadas, foi aberto espaço para manifestações dos participantes da audiência.

Dia de atividades

Os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029 iniciaram na manhã da quinta-feira, 13. Na ocasião, em palestra no salão nobre da UFCSPA, a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jane Fraga Tutikian, trouxe a experiência da UFRGS na construção do PDI.

No período da tarde, professores, técnico-administrativos e estudantes reuniram-se em onze salas temáticas para o debate de temas específicos do plano: Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação Lato sensu; Ensino de Pós-Graduação Stricto sensu; Pesquisa e Inovação; Extensão; Cultura; Internacionalização; Atendimento ao Estudante; Bem-estar, Saúde e Segurança no trabalho; Infraestrutura e Planejamento Institucional; e Promoção da Igualdade, Equidade e Cultura da Paz. As contribuições dos grupos servirão para subsidiar o conteúdo do PDI.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700