Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Conselho discutirá composição e proporcionalidade de membros em fevereiro
Escrito por Redação Ascom   
Qui, 15 de Janeiro de 2015 11:08

A reitora Miriam da Costa Oliveira levantou os problemas do crescimento desenfreado do número de participantes e da proporcionalidade entre professores, técnico-administrativos e estudantes nos conselhos superiores da universidade em reunião do Conselho Universitário (Consun) realizada nesta quinta-feira, 15. O objetivo é discutir uma possível alteração de artigos do estatuto e do regimento da universidade que definem a composição da participação nos órgãos colegiados.

De acordo com dados apresentados pela reitora, o número de membros do Consun passou de 54 em 2009 para 89 em 2014. O aumento no número de participantes se deve à redação do texto que define a composição do conselho no estatuto e no regimento da universidade. De acordo com os documentos, o Consun deve ser composto por reitor, vice-reitor, pró-reitores, coordenadores dos cursos de graduação, coordenadores dos programas de pós-graduação, três membros das classes mais elevadas da carreira docente de cada curso de graduação, um representante discente de cada curso de graduação, dois representantes discentes da pós-graduação, cinco técnico-administrativos da instituição e dois representantes da comunidade externa. Para efeitos de comparação, a reitora apresentou o número total de membros dos conselhos universitários de outras universidades federais e a comunidade abrangida por estes conselheiros: UNB, 92 conselheiros para 49.252 pessoas; UFF, 89 para 41.158; UFRGS, 70 para 45.508. Na UFCSPA, atualmente esse número é 89 para 2.474. 

A reitora solicitou aos participantes que pensem e tragam para a próxima reunião do Consun sugestões de tamanho, composição e proporcionalidade para os conselhos. Ela frisou que a legislação define o número de participação de docentes em 70% do total de membros e que essa quantidade percentual não pode ser alterada.

Sobre a consulta realizada através da plataforma Reitoria Digital, a reitora frisou que os dados serão levados em consideração e apresentados na reunião que irá definir a nova normatização concernente à composição dos conselhos.

Devido ao período de férias de muitos servidores, a reunião do Conselho Universitário que irá discutir o tema será realizada no dia 26 de fevereiro, às 9h.    

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA