Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Conheça o programa
Histórico do Curso
 
Desde 2012, por iniciativa de um grupo de docentes do curso e departamento de Psicologia e com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciaram-se as atividades para a criação de um novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Psicologia. 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, em nível de mestrado acadêmico, foi aprovado pela CAPES em 2016.  Visa à qualificação de recursos humanos para atuar na área da Psicologia em suas interfaces com a saúde, integrando os conhecimentos da pesquisa em Psicologia aos fundamentos do desenvolvimento e funcionamento biopsicossocial humano, dos processos psicossociais e da avaliação e intervenção psicológica em suas intersecções com a saúde.

Objetivos do Curso
 
Objetivo Geral
 
O programa está organizado de forma a favorecer a formação de docentes e pesquisadores por meio do domínio técnico-científico em Psicologia e Saúde. Estes conhecimentos estarão inter-relacionados com a área de concentração e com as linhas de pesquisa do PPGPsico, buscando capacitar a produção de conhecimento científico sólido, inovador e de interesse para a região e para o País. 

Objetivos Específicos
 
Os objetivos específicos que auxiliam na construção do perfil do aluno egresso do programa são:
  • formar profissionais críticos, com competência e independência técnico-científica em Psicologia, e atuação pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do país; 
  • promover a formação de docentes e pesquisadores qualificados e capazes de atuar em centros de excelência; 
  • fornecer um elenco de atividades de formação acadêmica em torno de conhecimentos aprofundados e específicos, voltados às necessidades locais, regionais e nacionais, bem como relacionados com as principais linhas de investigação desenvolvidas em Psicologia na interface com a Saúde; 
  • gerar conhecimento inovador, visando atender à demanda regional e nacional por ciência, tecnologia e inovação; 
  • oferecer treinamento sólido em investigação científica; 
  • proporcionar articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aprofundando o nível de análise, reflexão e produção do conhecimento/inovação tecnológica voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Perfil do profissional a ser formado
 
Busca-se, com a proposição do PPGPsico, formar profissionais pesquisadores que apresentem as seguintes competências e habilidades:
  • pesquisador capacitado para investigar questões relacionadas à pesquisa em Psicologia na interface com a Saúde; 
  • pesquisador-educador crítico-reflexivo, criativo, ético e comprometido com ações profissionais qualificadas;
  • profissional com liderança acadêmica e científico-tecnológica, capacitado a aproveitar as potencialidades das atividades de pesquisa para a geração de empregos e recursos, bem como para a qualificação de suas práticas profissionais.

A capacitação profissional estará alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, para a análise de dados, a tomada de decisões e a solução de problemas, assim como para a comunicação oral e escrita e a interação social. 

 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA