Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Tire suas dúvidas

O que muda com o SEI na UFCSPA?

Com o SEI, os processos e procedimentos realizados na UFCSPA passam a ser produzidos e tramitados no próprio sistema, de forma digital e online, com assinatura eletrônica e certificação digital.

 

Como o SEI contribui com a universidade?

O SEI é um sistema de produção de documentos digitais que traz agilidade, economia e transparência na tramitação de processos. O sistema é totalmente gratuito e já é utilizado pela maioria dos órgãos e entidades públicas, permitindo o trâmite de processos de forma imediata e simultânea, permitindo consulta das mais variadas áreas interessadas no trâmite processual. No SEI, o usuário pode encaminhar seu documento de qualquer lugar, online, assim como acompanhar o seu processo a qualquer momento. 

 

Quer dizer que não precisarei ir até o Protocolo para abrir um processo ou protocolar um documento?

Isso mesmo. Com a implantação do SEI, não há mais necessidade de entrega de documentos impressos ou de envio de e-mails solicitando a abertura e protocolização de documentos ao Protocolo. O próprio usuário faz a sua solicitação de qualquer lugar e a qualquer hora tendo um computador ou celular conectado à internet, gerando os documentos e/ou anexando-os no próprio sistema.

 

É fácil de usar?

Uma outra vantagem do SEI é a sua interface amigável e intuitiva; qualquer pessoa habituada ao uso de editores de texto poderá utilizar o sistema sem dificuldades. O que muda com o SEI é a forma com que o processo e os documentos são gerados e tramitados.  

 

 

Abri um processo ou recebi um processo, o que eu faço?
 
Consulte a base de conhecimento ou acesso dentro do processo através do ícone   . Seguir os fluxos indicados.
 
 
 
Quando poderei começar a utilizar o SEI?
 
O início do SEI ocorreu no dia 15 de abril de 2019. Nesta primeira etapa, estarão disponíveis os processos relativos a pessoal. 
 
Para saber mais sobre o SEI e o PEN, visite o site www.planejamento.gov.br/sei. 
 
Para mais informações sobre o SEI UFCSPA: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
 

Como faço para enviar um processo para alguém que está na mesma unidade que eu?
 
Você não pode enviar processos quando está na mesma unidade. Nesse caso os processos podem ser atribuídos a um usuário específico. Para isso, selecione o processo a ser atribuído, clique no ícone “atribuição de processos”   , selecione usuário e clique no ícone salvar.
 
 

Se o usuário estiver em outra unidade?
 
Você deve  tramitar processo(s) para outra unidade, clicando no ícone   e selecionando a unidade, conforme base do conhecimento.
 
 

Devo manter o processo aberto na minha unidade?

Só mantenha o processo aberto na sua unidade se o fluxo indicar esse procedimento. O SEI permite o acompanhamento especial  , assim como a pesquisa.
 
 

Devo assinar os documentos gerados dentro do processo?
 
SIM. Se você não assinar você terá uma minuta. Os formulários, despachos, pareceres e portarias, assim como os físicos atualmente, devem ser assinados. Caso não assine, o próximo setor não terá com visualizar o documento não assinado.
 
 

Recebi um processo com documentos incompleta e/ou documentos não assinados, o que faço?
 
Se a falha for passível de correção o setor que receber o processo incluirá um despacho simples solicitando os ajustes necessários e posteriormente irá devolver o processo ao interessado. Caso a falha não for passível de correção o mesmo deverá incluir o despacho e enviar o processo ao Arquivo. 
 
 
 
Abri um processo equivocadamente, o que faço?
 
Você pode Consultar /Alterar Processo  . Caso não seja possível corrigir o processo você deve incluir um despacho simples, especificando o motivo do erro processual e enviar a Divisão de Arquivo.
 
 

Quando devo concluir processo?

Pela base de conhecimento e por diretrizes da UFCSPA a conclusão do processo vai ocorrer somente na Divisão de Arquivo. O usuário não deve clicar no Concluir Processo.

Para maiores informações acessar o manual do SEI na UFCSPA disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sei/manual-sei-v1-00.pdf
 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA