• Alto contraste
Reeducação Funcional da Postura
Nome do projeto: Reeducação Funcional da Postura

Coordenador: Aline de Souza Pagnussat

Resumo: O Projeto tem como objetivo desenvolver práticas de identificação, diagnóstico, prevenção e tratamento de desvios posturais na comunidade de trabalhadores de diversos setores da UFCSPA.  Para isso, são realizadas orientações e exercícios terapêuticos a fim de estimular a mudança de hábitos posturais nas atividades de vida diária e no trabalho, promovendo a saúde e a prevenção de lesões e possíveis agravamentos nos quadros de disfunções já existentes.  Além disso, o projeto visa o ensino e aprimoramento das competências práticas dos alunos do curso de fisioterapia por meio do estudo da cinesiologia e cinesioterapia aplicadas à reeducação postural, proporcionando a interação de alunos de graduação e pós-graduação. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, no laboratório de Avaliação Funcional e Nutricional da UFCSPA. A cada semana é elaborada uma nova aula/atividade contendo exercícios cinesioterapêuticos gerais, do método Isostreching, Pilates solo e aparelhos. Os encontros são ministrados pelos alunos de graduação da fisioterapia que estejam enquadrados dentro dos pré-requisitos solicitados para participação voluntária no projeto. As atividades são diretamente supervisionadas por alunos de pós-graduação. Semestralmente o projeto renova seus participantes, contando, em geral, com a participação de aproximadamente 15 instrutores.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA