• Alto contraste
  • Colorido
Assistência, Ensino e Pesquisa em Genética Clínica

É fato que 4% das gestações resultam no nascimento de uma criança com alguma anomalia congênita ou doença genética. Pode-se inferir que em 2008 nasceram 5.405 indivíduos afetados em nosso estado, que possui apenas quatro serviços de atendimento em genética pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço de Genética Clínica da UFCSPA presta assistência aos pacientes do SUS desde 1975. Os pacientes atendidos apresentam deficiências, incapacidades ou pertencem a grupos sociais vulneráveis, muitas vezes portadores de malformações congênitas e/ou de deficiência mental, necessitando atendimento multidisciplinar. Além disso, estudos envolvendo a memória e fatores associados às doenças cardiovasculares assumem um papel cada vez mais relevante para a população e podem impactar positivamente políticas públicas específicas. Salientamos que, além dos alunos do curso de Medicina, desde o ano de 2009 alunos do curso de Fonoaudiologia e Enfermagem realizam atividades ligadas ao atendimento de pacientes junto ao Serviço. Os pacientes são atendidos e aqueles que necessitam realizar cariótipo, o fazem no Laboratório do Serviço, resultando ao final um relatório médico. No laboratório também estão inseridos alunos do curso de Biomedicina e Farmácia. Concomitantemente ao atendimento acontece um processo de educação sobre o que são as anomalias, sua causa, prevenção, cuidados e perspectivas para uma vida com qualidade. Também, os indivíduos avaliados são utilizados nas aulas teóricas e práticas, proporcionando a capacitação dos alunos e profissionais da saúde. Estes devem ser preparados do ponto de vista técnico e psicológico para lidar com situações desta natureza, enxergando o indivíduo como um todo. O atendimento prestado possibilita o aprendizado acadêmico e profissional e a produção científica (artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos científicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, dissertações e teses).

• Coordenador: Paulo Ricardo Gazzola Zen
  • Colaboradores: Carla Graziadio, Marcia Angélica Peter Maahs, Marilu Fiegenbaum, Pricila Sleifer (UFRGS), Rafael Fabiano Machado Rosa

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170