• Alto contraste
  • Colorido
Mulher de A a Z

A atenção integral à mulher refere-se ao conjunto de ações de promoção, de proteção, assistencial e de recuperação da saúde da mulher nas diferentes fases do ciclo vital feminino. Desta forma, o cuidado em saúde busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida desta população durante o ciclo gravídico-puerperal, durante o climatério, como adjuvante no tratamento oncológico, nas disfunções uroginecológicas e nas demais afecções predominantemente femininas. É neste contexto que desde 2013 este projeto desenvolve, em parceria com o GHC/Hospital Fêmina – RS, ações de promoção e prevenção à saúde, voltadas a gestantes, puérperas, mulheres portadoras de disfunções uroginecológicas e em tratamento oncológico, atendidas neste hospital. Este projeto se justifica também pelo espaço de aprendizagem teórico-prático que proporciona aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFCSPA, qualificando a atenção e o cuidado a população que utiliza este serviço. As ações envolvem atividades de atendimento individual e coletivo têm uma periodicidade semanal, com realização de palestras, oficinas, dinâmicas de grupo, trabalho de sala de espera e atendimentos individualizados. As ações são desenvolvidas por alunos de graduação do curso de fisioterapia e medicina sob supervisão de profissional fisioterapeuta, sendo os pacientes oriundos do sistema único de saúde de Porto Alegre e do interior do estado. O retorno positivo da comunidade interna da instituição e dos sujeitos acompanhados indica o sucesso do projeto.

• Coordenadora: Patrícia Viana da Rosa

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA