• Alto contraste
  • Colorido
Grupos de acolhida na Saúde Mental como dispositivo de atenção à saúde mental na atenção básica

O acolhimento é uma forma de atendimento aos pacientes que procuram os serviços de saúde de uma forma receptiva, atenciosa e sistemática. No contexto da saúde mental visa aumentar a capacidade resolutiva dos problemas de saúde pelos usuários e pela equipe local, potencializando recursos pessoais e construindo recursos grupais para o enfrentamento dos determinantes de saúde e de doença. Tal tipo de grupo tem sido técnica inovadora e recorrente nas propostas de atenção à saúde, especialmente como ferramenta associada ao matriciamento em saúde mental. O grupo possibilita a criação de recursos grupais e pessoais para o enfretamento de problemas psicossociais e de saúde (especialmente mental) que impedem o desenvolvimento humano integral dos usuários, através de suporte psicológico num espaço para escuta e troca de vivências. O grupo de acolhida em saúde mental é resultante de um Projeto de Extensão da UFCSPA iniciado em 2012, buscando dar suporte psicológico aos pacientes de saúde mental atendidos no distrito docente-assistencial, na qual se insere o Serviço-Escola do Curso de Psicologia. Ocorre semanalmente na UBS Assis Brasil, com duração de 1 hora, com a média 4 a 5 usuários por grupo. A assiduidade dos participantes reflete a adesão a esta atividade como parte de sua profilaxia em saúde. O grupo é um espaço importante na relação de confiança e subsídio para enfrentamento de suas dificuldades, tendo, dessa forma, as suas demandas acolhidas. A atividade tem demonstrado uma melhora clínica e interpessoal dos participantes do grupo, com consequente ampliação da rede social e empoderamento social e comunitário.

• Coordenadora: Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira
  • Colaboradora: Luciana Suárez Grzybowski

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170