• Alto contraste
  • Colorido
Atenção Integral à Saúde da Comunidade Escolar

A proposta deste programa visa uma atuação multidisciplinar de ações educativas voltadas para promoção e prevenção em saúde no contexto da escola com foco em práticas de saúde com a comunidade escolar do DDA-UFCSPA (crianças, adolescentes, familiares, professores e equipe diretiva), oferecendo melhoria de qualidade de vida aos participantes. As ações serão propostas a partir de conhecimentos desenvolvidos nos cursos de graduação da UFCSPA de Fonoaudiologia, Medicina e Psicologia, assim como nos demais cursos da saúde, pois os colaboradores deste Programa são docentes dos referidos cursos. Neste sentido, são planejadas e desenvolvidas ações educativas em saúde, construídas e executadas junto à população escolar, a fim de que se favoreçam boas e duradouras práticas de saúde com um caráter mais voltado às demandas do público atendido no programa. Tais ações perpassam o estímulo à prática dos conhecimentos em saúde com a comunidade, a orientação ao corpo docente que atua com os escolares, o acompanhamento e assessoria em atividades que possibilitem melhor atuação junto aos que necessitam de programa educacional especial e a participação de discussões com os profissionais das escolas. A equipe de execução será composta por profissionais de diversas áreas que tem como característica em comum a experiência com escolares. Além disso, contará com uma equipe interdisciplinar de acadêmicos das diferentes áreas envolvidas, proporcionando ao aluno a integração do conhecimento e da realidade social na qual está inserido, assim como qualificação de sua formação profissional.

• Coordenadora: Márcia Salgado Machado
  • Colaboradores: Letícia Pacheco Ribas, Fabiana de Oliveira, Luiza Maria de Oliveira Silveira, Helena Terezinha Mocelin, Lisiane da Rosa Barbosa, Deisi Cristina Gollo Marques Vidor, Alexandre do Nascimento Almeida

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170