Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Língua e Culturas de Língua Espanhola

Língua e Culturas de Língua Espanhola I

Este é o primeiro módulo do Curso Básico de Língua e Culturas de Língua Espanhola (que será oferecido em quatro módulos, um por semestre). Este nível objetiva introduzir os aprendizes à língua: à sua estrutura básica (sintaxe); à sua decodificação (fonemas e grafemas); à sua compreensão oral e escrita; ao desenvolvimento das habilidades básicas de expressão escrita e oral (pronúncia e prosódia); a uma gama vocabular básica; a aspectos culturais (história da língua e das nações, constituição política e geográfica da Espanha e de suas comunidades autônomas, bem como da América Latina, aspectos climáticos, gastronômicos, musicais, cinematográficos, literários e tantos outros). Para tanto, será utilizada uma abordagem comunicativa e intercultural. A oferta desse módulo será anual (sempre no primeiro semestre), cumprindo uma carga horária de 45 horas semestrais. 

Língua e Culturas de Língua Espanhola II

Este é o segundo módulo do Curso Básico de Língua e Culturas de Língua Espanhola e, ao término deste, os aprendizes terão atingido ao menos o nível A1 (Utilizador Elementar) relativo ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (estando aptos a prestar o exame de proficiência DELE – Diploma de Español Lengua Extranjera do respectivo nível) e serão capazes de: compreender e utilizar expressões familiares e correntes, assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas; apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vivem, as suas relações, o que lhe pertence, etc.; responder ao mesmo tipo de questões; comunicar-se de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre colaborativo. Para tanto, será utilizada uma abordagem comunicativa e intercultural. A oferta desse módulo será anual (sempre no segundo semestre), cumprindo uma carga horária de 45 horas semestrais. 

Língua e Culturas de Língua Espanhola III

Este é o terceiro módulo do Curso Básico de Língua e Culturas de Língua Espanhola e visa o progresso das habilidades desenvolvidas até aqui. Para tanto, serão apresentadas estruturas discursivas (textuais e orais) mais complexas do ponto de vista linguístico e que se relacionem com os variados aspectos culturais, já elencados, necessários à compreensão e apropriação, por parte do aprendiz, da língua em seu contexto mais amplo. A oferta desse módulo será anual (sempre no primeiro semestre), cumprindo uma carga horária de 45 horas semestrais. 

Língua e Culturas de Língua Espanhola IV

Este é o quarto e último módulo do Curso Básico de Língua e Culturas de Língua Espanhola e, ao término deste, os aprendizes terão atingido ao menos o nível B1 (Intermediário) relativo ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (estando aptos a prestar o exame de proficiência DELE – Diploma de Español Lengua Extranjera do respectivo nível) e serão capazes de: compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho); comunicar-se em situações correntes que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais; descrever com meios simples a sua formação, o seu meio e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas, além de compreender os aspectos principais de textos claros e em língua padrão sobre questões conhecidas; descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações; explicar planos; e justificar opiniões de forma básica. A oferta desse módulo será anual (sempre no segundo semestre), cumprindo uma carga horária de 45 horas semestrais.


 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA