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Orientadores dos Programas

PROFESSORES ORIENTADORES

Em todas as modalidades de concessão de bolsa de Iniciação Científica, a presença de um professor orientador é indispensável. Mas como encontrar o orientador adequado?

Há muitas formas distintas de procurar (e encontrar!) o orientador adequado.

Se o aluno não tem idéia sobre qual a área em que gostaria de pesquisar, ele pode consultar as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores da UFCSPA. As linhas de pesquisa são "áreas" de interesse do professor, e retratam os assuntos sobre os quais o professor está pesquisando. O aluno pode interessar-se especialmente por um assunto e, neste caso, procurar o(s) professor(es) da Instituição que trabalhe(m) na referida linha de pesquisa, averiguando a possibilidade de desenvolver algum trabalho junto ao seu grupo.

As linhas de pesquisa da UFCSPA, bem como o nome dos professores que desenvolvem estas linhas junto aos Programas de Pós-Graduação da UFCSPA, podem ser encontrados na página eletrônica da Universiadade.

Há, também, a possibilidade de conhecer os Grupos de Pesquisa (formados por professores pesquisadores) da UFCSPA cadastrados no CNPq.


Os nomes dos professores da UFCSPA que receberam quotas de bolsas de Iniciação Científica pela FAPERGS ou pelo PIBIC/CNPq nos últimos anos podem ser conhecidos nas respectivas páginas da Iniciação Científica. Por já possuírem experiência prévia, estes professores são candidatos em potencial para receberem novos alunos de Iniciação Científica.

Mas se o aluno já tem uma área de interesse em especial, ele pode usar o Catálogo de Produção Científica da UFCSPA para descobrir quais os professores que pesquisam e publicam sobre este assunto. O Catálogo é publicado anualmente, e sua versão em papel pode ser encontrada na Biblioteca da Universidade. O Catálogo também é publicado on-line na página da Universidade. A versão digital tem uma vantagem sobre a versão tradicional: o aluno pode localizar o assunto de seu interesse através de uma pesquisa no PDF com o uso das teclas ctrl+f. Por exemplo, ele pode digitar a palavra "asma" e descobrir quais os artigos científicos que foram publicados sobre asma nos últimos anos e quais os professores que os publicaram. Estes poderão ser contatos importantes para averiguar a possibilidade da inclusão de bolsistas de Iniciação Científica junto ao grupo de pesquisa.

Apesar de todas as possibilidades descritas acima, a maioria dos professores orientadores e alunos de iniciação científica se "encontram" por acaso, a partir de uma conversa pré ou pós-aula (ou mesmo no corredor da Faculdade!), da discussão sobre um determinado assunto ou, até mesmo, a partir de uma boa idéia de um aluno sobre uma pesquisa comentada com um professor. Os professores orientadores não "caem do céu", e a proficiência do bom aluno pesquisador começa pela tentativa de encontrá-lo.

Da mesma forma que não são muitos os professores orientadores ou as bolsas de Iniciação Científica disponíveis, há que se lembrar que são poucos os alunos que conseguem resistir e perseverar no longo caminho da pesquisa e da ciência que, envolto em poucos momentos de glória, está repleto de trabalho árduo nos laboratórios e hospitais, de muitas noites de leitura, e da abdicação de algumas festas no sábado à noite.

 


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