• Alto contraste
  • Colorido
"Encontro dos Mil Primeiros Dias" lota teatro do prédio 2

Iniciou, na manhã desta sexta-feira, 20 com auditório lotado, o evento de extensão "Encontro dos Mil Primeiros Dias: o impacto da nutrição na saúde". Com palestrantes da universidade e de outras instituições, a atividade ocorre até o final da tarde, com temas como suplementação de vitaminas no pré-natal, saúde bucal na primeira infãncia, bebidas vegetais e aleitamento materno. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Nutrição (Nupen).

A primeira palestra do evento foi realizada pela professora da UFCSPA, Márcia Regina Víttolo, e abordou o tema "Os componentes do ganho de peso na gestação e fatores de risco". A docente falou sobre os cuidados com o aumento de peso da gestante e sobre como o ganho de quilos deve ser avaliado conforme o trimestre em que se encontra a gravidez e sobre que tipo de peso foi acumulado. Ela alertou o público presente para ganhos de peso muito rápido, que podem significar acumulação hídrica, um dos sinais de uma possível pré-eclâmpsia. Márcia falou sobre o perigo desta patologia gestacional, que causa anualmente a morte de 78 mil mães e 500 mil bebês em todo o mundo. A professora abordou ainda as relações entre o aumento de peso na gravidez e a obesidade infantil.

Foto: Luciano Valério

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700