Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Reitoria 2013-2017 toma posse
Sex, 22 de Março de 2013 00:00

A reitora Miriam da Costa Oliveira foi reconduzida ao mais alto posto administrativo da universidade nesta sexta-feira, dia 22 de março de 2013, data em que a instituição comemora 52 anos de existência. Tendo assinado o termo de posse no Ministério da Educação na última segunda-feira, dia 18, ela recebeu o capelo branco das mãos do professor decano do Conselho Universitário Cláudio Osmar Pereira Alexandre. 

Os membros do Conselho Universitário foram os primeiros a adentrar o Salão Nobre da universidade, antecedendo a entrada da reitora e de Cláudio Alexandre. Além da professora Miriam, foram empossados também o vice-reitor, Luís Henrique Telles da Rosa, os pró-reitores Maria Terezinha Antunes (Graduação), Rodrigo Della Méa Plentz (Pesquisa e Pós-Graduação), Deisi Cristina Gollo Marques Vidor (Extensão e Assuntos Comunitários), Roseane Alfama Inhaquites (Administração) e Liane Nanci Rotta (Planejamento), os coordenadores de cursos Ângela de Mattos Dutra (Biomedicina diurno), Elizabeth de Carvalho Castro (Biomedicina noturno), Simone Travi Canabarro (Enfermagem), Maria Beatriz da Fonte Kohek (Farmácia), Janice Luisa Lukrafka Tartari (Fisioterapia), Andréa Wander Bonamigo (Fonoaudiologia), Valdeni Terezinha Zani(Gastronomia), João Carlos Goldani (Medicina), Cláudia Dornelles Schneider (Nutrição) e Eliane Dallegrave (Toxicologia Analítica), além do presidente da Comissão de Residência Médica, Waldir Pedro de Castro, da chefe de Gabinete, Evelise Fraga de Souza Santos, do Assessor Internacional, Rodrigo de Oliveira Lemos, da Ouvidora, Denise Conceição Mesquita Dantas, da Assessora de Engenharia, Bianca Pelicioli Riboldi, e do Auditor, Rodrigo Sebben.

A solenidade contou com a presença da reitora da FURG, Cleusa Maria Sobral Dias, e dos representantes do Prefeito de Porto Alegre, secretário adjunto de Saúde, Jorge Luís Cuty da Silva, e do Governador do Estado, diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Antônio Marangon, que compuseram a mesa. O Conjunto de Câmara da UFCSPA formado por Marcello Rabello (violino), Paulo de César  Santos (violino), Priscila Souza Pinto (viola) e Luísa Pilz (piano) executou, na cerimônia, o concerto para violino opus 3 número 9 de Antônio Vivaldi.
 
Em seu discurso, o vice-reitor, Luís Henrique Telles da Rosa, lembrou o histórico recente da universidade, conquistado ao seu ver "com inspiração e muita transpiração" e agradeceu a participação de todos os setores da universidade na construção da gestão. Já a reitora, Miriam da Costa Oliveira, destacou que sua experiência é resultado de sua vivência como médica, professora e gestora. Ela revelou que desde que está no comando da instituição, a faculdade virou universidade, a área física foi duplicada, o número de técnico-administrativos foi mais que duplicado, o de professores dobrou, o número de vagas na graduação cresceu três vezes e o de matriculados foi quadruplicado. 
 
Ao final da cerimônia os presentes foram recebidos em um jantar comemorativo realizado por adesão no restaurante Iguaria. 
 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-8700
Facebook
Instagram

© 2009-2019 UFCSPA