Acesso à informação

Paulo Ricardo Gazzola Zen / Rafael Fabiano Machado Rosa

Telefone de contato

+ 55 51 3303-8774

Breve caracterização do Laboratório

Em 14 de agosto de 1975 realizou-se o primeiro atendimento de um paciente junto ao Serviço de Genética Clínica da UFCSPA. A realização do exame de cariótipo deste paciente foi o marco da criação do Laboratório de Citogenética. Atuando initerruptamente desde então, neste são desenvolvidas atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos utilizando técnicas de citogenética clássica e molecular e de biologia molecular, visando o diagnóstico e aconselhamento genético. São desenvolvidos também estudos relacionados ao câncer e à genotoxicidade. Outro foco de pesquisa é o desenvolvimento de sondas de DNA para realização da técnica de hibridização in situ fluorescente (FISH), com potencial para gerar processos e produtos inovadores.

Pesquisadores

Equipe de técnicos
  • Tec. Lab. Vera Lucia Torres Andrades
Principais projetos de pesquisa em andamento no Laboratório
  • Estudo molecular e citogenético molecular de pacientes portadores de cardiopatia congênita: em busca de novas etiologias;
  • Avaliação de pacientes com cardiopatia congênita através da técnica de Multiplex ligation-dependent probe amplification (MLPA): análise de genes de referência para cardiopatia congênita e regiões cromossômicas associadas a síndromes de microdeleção;
  • Efeitos genotóxicos da radiação cósmica em tripulações de voos e avaliação de fatores agravantes e protetores associados;
  • Avaliação etiológica de pacientes suspeitos ou portadores de doenças genéticas, ou síndromes malformativas;
  • Estudo clínico, citogenético, molecular e imunohistoquímico das neoplasias hematológicas para a identificação de marcadores terapêuticos e prognósticos;
  • Avaliação dos efeitos genotóxicos de pesticidas em agricultores em uma cidade do Sul do Brasil;
  • Estudo citogenético, molecular e imunohistoquímico das neoplasias sólidas e sua aplicação na identificação de marcadores com influência sobre a resposta terapêutica e o prognóstico;
  • Estudo citogenético, molecular e imunohistoquímico de carcinomas de pulmão e sua aplicação na identificação de marcadores com influência sobre a resposta terapêutica e o prognóstico;
  • Implementação da produção de sondas de DNA para hibridização in situ fluorescente.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre