• Alto contraste
  • Colorido
Direcionamento estratégico

Missão

Produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais da área das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social.

Visão

Ser modelo de instituição de ensino superior e referência nacional na área de ciências da saúde.

Princípios Institucionais

Os Princípios e Valores Institucionais foram definidos pelo Conselho Universitário em 15/04/2016 e balizam o processo decisório da instituição no cumprimento de sua missão.

Os valores e princípios da UFCSPA direcionam a gestão estratégica da instituição e promovem a reflexão que orienta a atitude dos servidores e alunos que nela atuam:

• Compromisso com o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e socioeconômico do país;
  • Defesa da vida, dos direitos humanos, da solidariedade e da cultura da paz;
  • Respeito à diversidade e ao pluralismo;
  • Liberdade de expressão, de criação, de difusão e de socialização do saber;
  • Orientação humanística e contribuição para o exercício pleno da cidadania;
  • Compromisso com a sustentabilidade.

Valores Institucionais

• Comprometimento com a qualidade;
  • Credibilidade como instituição;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Eficiência de gestão;
  • Valorização das pessoas; e
  • Transparência nas ações.

Finalidades e competências institucionais

A UFCSPA é uma instituição pluridisciplinar, dedicada à criação e transmissão crítica de conhecimento, difusão da ciência, tecnologia e cultura, visando à formação de recursos humanos na área da saúde e afins. É regida por seu Estatuto (www.ufcspa.edu.br/index.php/estatuto), por seu Regimento (www.ufcspa.edu.br/index.php/regimento), pela lei que a instituiu e pela legislação da Educação Superior.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA - youtube.com/UFCSPA