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Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) instituído pela Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tem como objetivo assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. 

A avaliação das IES, de acordo com Art. 3º da Lei Nº 10.861/2004, tem por objetivo identificar o perfil e o significado de atuação da instituição, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes (BRASIL, 2004):

I – missão e o plano de desenvolvimento institucional;

II – política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;

III – responsabilidade social da instituição;

IV – comunicação com a sociedade;

V – políticas de pessoal;

VI – organização e gestão da instituição;

VII – infraestrutura física;

VIII – planejamento e avaliação;

IX – políticas de atendimento aos estudantes;

X – sustentabilidade financeira.

 

Os resultados da avaliação constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e recredenciamento de IES, bem como a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) será responsável pela aplicação de procedimentos e instrumentos para avaliação das instituições. Conforme o SINAES, os procedimentos são (BRASIL, 2004):

a) Avaliação Interna ou Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES;

b) Avaliação Externa in loco de IES ou curso de graduação, realizada por comissões designadas pelo INEP; 

c) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

 

Avaliação Institucional na UFCSPA

A avaliação interna ou autoavaliação é um processo contínuo e flexível que visa observar as potencialidades e fragilidades da UFCSPA, a partir da percepção da comunidade interna. Esse processo permite conhecer a realidade e compreender os significados de suas atividades para fortalecê-las, subsidiando a tomada de decisão. 

É conduzida pela CPA com a participação efetiva dos dirigentes máximos da IES, coordenadores de cursos, chefias de departamentos administrativos e acadêmicos, técnico-administrativos, docentes, discentes e público externo, garantindo espaços de discussão a todos os seguimentos da comunidade envolvidos.

Coordenadora de Avaliação Institucional: Profª Ana Paula Scheffer Schell da Silva

 

Organograma da Avaliação Institucional na UFCSPA

 
 
 


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