O estrangeiro que deseja cursar uma graduação na UFCSPA pode ingressar na universidade de duas formas: pelo sistema regular de ingresso, chamado SiSU, ou pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

PEC-G

 

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é um Programa do governo federal que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. O programa seleciona anualmente estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. 

Informações sobre inscrições, prazos e países participantes podem ser encontradas diretamente na página do Programa.

Coordenação do Programa na UFCSPA

Professora Marilu Fiegenbaum

Rua Sarmento Leite, 245, prédio 1, sala 105 - Centro Histórico - CEP 90050-170 - Porto Alegre

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Informações importantes para alunos selecionados 

- O Programa segue o Decreto Nº 7.948, de 12 de março de 2013.

- A Universidade oferta vagas, conforme as normas do Programa, exclusivamente para cursos diurnos (Biomedicina - Diurno, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição).

- A Universidade não dispõe de Restaurante Universitário (RU) e Residência Estudantil.

Matrícula

- Período de matrícula: a ser definido (2021).

- A relação de documentos necessários para efetivação da matrícula pode ser encontrada diretamente na página do Programa.

Opções de auxílio para alunos PEC-G

Ampla concorrência

O aluno PEC-G poderá concorrer a auxílios estudantis disponibilizados para todos os estudantes da UFCSPA. Maiores informações podem ser encontradas na página dos Assuntos Estudantis.

Auxílios específicos para alunos PEC-G

Bolsa Méritoa Bolsa Mérito é concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico excepcional. O benefício, no valor de R$ 622,00 por mês, é concedido por um período de 6 meses. Os Editais são abertos pela Divisão de Assuntos Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores.

Auxílio Promisaes (Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior): oferece apoio financeiro no valor de R$ 622,00 por mês para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Para concorrer ao Promisaes, o estudante deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade. Os editais são abertos pela Universidade uma vez ao ano.