Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Consun altera artigo do Regimento sobre impedimentos de matrícula após reprovações
Escrito por Redação Ascom   
Sex, 14 de Julho de 2017 16:48
 
A reunião do Conselho Universitário desta quinta-feira, 13, teve como pauta principal a alteração no artigo 62 do Regimento da Universidade. O referido texto trata sobre a realização de matrículas em disciplinas com dependência. O artigo passa a incluir o termo "semestres" em paralelo a "séries", como pode ser observado na resolução abaixo:
 
RESOLUÇÃO Nº. 35/2017

O Conselho Universitário, em sessão ordinária de 13 de julho de 2017, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em especial consoante disposto no art. 14, inciso III, do Estatuto,

RESOLVE:

Art. 1º. Aprovar a proposta de revisão do caput do art. 62 do Regimento Geral da UFCSPA, que passará a constar com a seguinte disposição:

“Art. 62. É admitida matrícula nas séries/semestres seguintes com dependência em disciplinas de série/semestre anterior, desde que observada a compatibilidade de horários e priorizando-se as disciplinas em dependência”

Art. 2º. Revogar o parágrafo primeiro do art. 62 do Regimento Geral da UFCSPA e renomear o parágrafo segundo como parágrafo único:

“Parágrafo único. A matrícula em estágios curriculares obrigatórios seguirá as determinações do Projeto Pedagógico e do Regulamento de Estágio de cada curso.”

Art. 3º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço.

Porto Alegre, 13 de julho de 2017.

Lucia Campos Pellanda
Presidente
 
A alteração é resultante de uma análise realizada pela Comissão para Proposição de Reformulação do Sistema de Matrículas, que estuda a semestralização para os cursos de graduação. A proposta considera que o sistema pode trazer mais autonomia para os alunos, que poderão organizar a própria agenda de disciplinas, permitindo a flexibilização da carga horária. A comissão realizou um levantamento de todas as disciplinas comuns aos cursos a fim de observar as possibilidades de posteriormente discutir com os docentes sobre a possibilidade de ampliação de oferta para outros cursos. Além disso, o grupo também analisou possibilidades de cálculo do índice de rendimento acadêmico, para critério de desempate no ordenamento de matrículas nas disciplinas.

A proposta agora deverá ser aprovada pelo Consepe.

Além deste tema, o Consun também aprovou a alteração no regulamento do Programa de Pós-Graduação em Patologia (confira aqui o novo regulamento) e informou sobre a realização de uma reunião sobre segurança pública com a associação de moradores do bairro Bonfim e demais entidades do entorno, além de outros assuntos.
 
 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA