• Alto contraste
Espaço de Artes recebe exposição Encontro com Morfeu
Escrito por Núcleo Cultural
Ter, 18 de Abril de 2017 15:52

O Espaço de Artes da UFCSPA recebe uma nova exposição a partir do dia 25 de abril, às 19h. Encontro com Morfeu, do artista visual Artur Veloso, traz para a universidade uma série de pinturas em grande dimensão, criadas a partir de fotografias. Artur explica que o nome é uma homenagem a um dos deuses gregos dos sonhos, Morfeu, que tem a habilidade de se transformar em qualquer pessoa e adentrar os sonhos de qualquer um, inclusive dos deuses. “Faço a associação do sonho e da pintura como duas formas humanas da criação de imagens onde tudo é possível e tudo pode fazer sentido. Em um sonho somos apresentados a um universo composto das experiências que tivemos acordados, unindo fatos, objetos, pessoas e lugares que até então não tinham qualquer tipo de associação e a partir disso construindo cenas e narrativas. Em minhas pinturas procuro fazer o mesmo”, destaca.

A partir dos registros fotográficos feitos pelo artista, do seu dia a dia, ele reúne diversos recortes de imagens, os quais são usados para compor de forma muito parecida com o processo de colagem, as cenas impossíveis que permeiam meus quadros. As pessoas e lugares, após serem modificadas e relacionadas com outras imagens nunca antes associadas, perdem o seu significado original, passando a ter um sentido somente existente dentro de cada composição. Utilizo minhas telas também para falar sobre a própria linguagem da pintura e da representação, numa espécie de metalinguagem. A escolha por grandes dimensões veio da necessidade de pintar imagens grandes em cenas complexas sem precisar perder o gestual da minha pincelada, além de permitirem uma imersão maior ao espectador. O jovem artista conta que seu trabalho tem várias inspirações. “Primeiramente no trabalho de Van Gogh, de quem tiro muita inspiração na forma de pincelar e pensar as cores, além dos surrealistas como Salvador Dali, que me inspiraram na criação das cenas fantásticas, entre outros tantos que admiro, mas foi com a professora e curadora da exposição, Marilice Corona, que aprendi tudo que sei sobre pintura”, disse. Atualmente, Artur participa do Studio P, um grupo de pesquisa em pintura coordenado por ela que realiza diversas atividades de extensão para a comunidade.

A exposição Encontro com Morfeu pode ser visitada até o dia 27 de maio de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 11h30, com entrada franca.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA