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Consun aprova alterações no organograma da universidade
Escrito por Redação Ascom   
Seg, 17 de Abril de 2017 08:17

A primeira reunião da nova gestão da universidade com o Conselho Universitário (Consun) ocorreu na quinta-feira, 13. Entre as pautas, alteração no organograma institucional e a realização de um diagnóstico de gestão. A sessão foi conduzida pela reitora Lucia Campos Pellanda.

A principal proposta apresentada pela gestão ao Consun foi a de alteração em algumas estruturas do organograma da universidade. Algumas divisões foram criadas e outras tiveram sua alocação alterada para melhor adequação à proposta de trabalho. Na aba da Reitoria e Vice-Reitoria, foram acrescentadas duas caixas: o escritório de internacionalização, que cuidará das relações da universidade com entidades do exterior, e o escritório de projetos, que apoiará a realização de projetos que serão submetidos a agências de fomento. No que se refere à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), será criada a Coordenação de Processos Avaliativos e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais. O Núcleo de Educação a Distância passa a integrar a pasta também. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação passa a contar com uma divisão na coordenação das modalidades stricto e lato sensu. Na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proext), será criado o Núcleo de Acervo Histórico e o Núcleo de Seleção, Acompanhamento e Avaliação da Assistência Estudantil. Passam a fazer parte da Pró-Reitoria de Planejamento a Gerência de Laboratórios, a Biblioteca e a Coordenação de Engenharia. A Proplan ganha também uma nova área, a Coordenação de Desenvolvimento Institucional. A Pró-Reitoria de Administração (Proad) sofre apenas uma alteração no nome de um de seus departamentos, que passa a se chamar Departamento de Contabilidade e Finanças. A maior transformação, porém, é a criação da Secretaria de Gestão de Pessoas, que contará com o Departamento de Gestão de Pessoas, subdividido em Divisão de Folha de Pagamento, e Divisão de Benefícios Previdenciários, Ações Judiciais e Registro de Atos de Pessoal; Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, Concursos e Contratações; e Departamento de Atenção à Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.  

Na sessão também foi apresentado um breve Diagnóstico de Gestão, com um mapeamento das ações a serem desenvolvidas de forma imediata pela Reitoria. No diagnóstico, foi constatado o déficit da instituição na proporção do número de docentes e técnico-administrativos. Enquanto o número de alunos cresceu 59% na graduação e 169% na pós-graduação nos últimos quatro anos, a quantidade de técnicos cresceu 15% e a de professores, 23%. Também foram observados problemas de estrutura física e necessidade de: mapeamento e informatização de processos; construção de Política de Controle de Riscos; e melhoria na interlocução com a Santa Casa. Para tentar sanar estes problemas, a gestão propõe atuar de forma imediata solicitando mais cargos técnicos e docentes ao Ministério da Educação, realizando a adequação dos processos administrativos, criando o Grupo de Trabalho do Restaurante Universitário, criando a Comissão de Espaço Físico e realizando reuniões estratégicas com o governo de Porto Alegre e Canoas e com a Santa Casa.

Outro tema de destaque da reunião foi a alteração na composição do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), que passa a contar com 13 integrantes, sendo ampliado o número de integrantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), aumentada a quantidade de docentes e a inclusão de representantes do Núcleo de Qualidade Interna e do corpo discente. 

 

 

 


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