Acesso à informação
  • A-
  • A
  • A+
  • Alto contraste
  • Colorido
Compartilhe a sua voz na UFCSPA
Escrito por Núcleo Cultural   
Seg, 10 de Abril de 2017 11:19
 
 

A voz é um instrumento importante para a socialização, comunicação e ferramenta principal de muitos profissionais, por isso a necessidade da preservação da saúde vocal. O Dia Mundial da Voz celebrado em dia 16 de abril tem a preocupação de conscientizar a população sobre os cuidados com a voz. Em 2017, o tema da campanha mundial será “Compartilhe a sua voz” com o intuito motivar e dividir o conhecimento, o entusiasmo e a preocupação com entidades, cientistas e fundações sobre o assunto. Na UFCSPA a data será lembrada no dia 18, quando uma série de atividades irão acontecer no Teatro da UFCSPA, no 3º andar do prédio 2.

O evento inicia às 18h com duas palestras: primeiramente “A Influência da Postura Corporal na Produção Vocal”, proferida pela fonoaudióloga clínica com atuação nas áreas da voz e disfagia, mestra em Ciências da Reabilitação (UFCSPA), Isadora de Oliveira Lemos e  na sequência com a apresentação “A influência medicamentosa e hormonal para a voz” ministrada pela fonoaudióloga, especialista em motricidade orofacial - IEAA/SP, atenção geriátrica integrada (IGG/PUCRS) e doutoranda em Ciências da Reabilitação (UFCSPA), Camila Dabosco Gadenz. A campanha é coordenada na UFCSPA pela professora de fonoaudiologia Mauriceia Cassol, em parceria com a Word Voyce Day, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Voz em Pauta. A data foi comemorada pela primeira vez no Brasil em 1999, promovida pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e inspirou o movimento internacional “Dia Mundial da Voz” que teve sua edição precursora em 2003.

“Estou muito satisfeita em poder coordenar este evento, envolver alunos e levar o conhecimento para a população. O conhecimento é importante que seja discutido dentro da universidade, mas precisa ser levado para fora”, destacou a pesquisadora. Mauriceia explicou também que as palestras falarão de questões muito contemporâneas. “As pessoas, no seu dia a dia, estão vivendo com muita tensão e stress e aprender a manejar isto é fundamental, outra questão muito atual é o uso indiscriminado dos medicamentos na busca de um benefício imediato, mas que muitas vezes podem trazer consequências inimagináveis para a voz”. Por fim, outro ponto, destacado pela pesquisadora, que será abordado é como a questão hormonal move nosso humor e influencia nossa voz.

O Grupo Vocal da Boca pra Fora fará o show de encerramento. O grupo, formado pelos músicos Giane Flora, Sérgio Soares, Elba Bay, Lúcio Marangon dos Santos, Maria Carmen e Daniel Leão, tem 25 anos de atuação com foco na interpretação de Música Popular Brasileira em arranjos à capela (sem o acompanhamento de instrumentos musicais). O sexteto interpretará, de forma performática, arranjos originais e grandes clássicos nacionais. Ao longo de sua trajetória o grupo gravou um CD com o apoio do Fumproarte em 1999, foi indicado ao Prêmio Açorianos de música em 1994 e 1996, realizou espetáculo com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro nos anos de 1998 e 2001 e em 2006 com a Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, em turnê pelo interior do estado.


 


Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA



© 2009-2017 UFCSPA