• Alto contraste
  • Colorido
Solenidade marca despedida da reitora Miriam
Escrito por Redação Ascom
Sex, 17 de Março de 2017 18:41

A professora Miriam da Costa Oliveira se despediu do cargo de reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em uma solenidade que lotou o Teatro da UFCSPA na manhã desta sexta-feira, 17. Miriam permaneceu na gestão da instituição por 12 anos, tendo sido diretora da FFFCMPA, reitora pró-tempore e reitora eleita por dois mandatos. Foi a grande responsável pela transformação da faculdade federal em universidade, tendo atuado junto ao Ministério da Educação para tornar esse sonho realidade.

Foto: Luciano Valério

A reitora iniciou o seu pronunciamento apresentando dados sobre a expansão da universidade no período em que esteve no cargo. Ela informou que o número de cursos de graduação passou de quatro em 2004 para 16 em 2016. Da mesma forma, o número de cursos de pós-graduação e a quantidade total de alunos que estudam na instituição também cresceu quatro vezes. A área territorial da instituição aumentou cinco vezes e a área construída, quatro. Miriam lembrou ainda dos índices de qualidade que a universidade atingiu nos últimos anos, passando a contar com um total de 88% de professores doutores, 55% de docentes em regime de dedicação exclusiva e sete cursos de graduação (do total de oito avaliados) com nota máxima no Enade. Sobre a sua gestão, ela destacou ainda a introdução da área de humanidades no currículo dos cursos da saúde, hoje somando mais de cem disciplinas ofertadas.

Foto: Luciano Valério

A parte final de seu discurso foi bastante carregada de emoção. Miriam lembrou os amigos que construiu ao longo dos anos que passou na gestão da universidade. A reitora chorou diversas vezes ao lembrar as dificuldades e as recompensas inerentes ao cargo. Nomeou 15 pessoas que atuaram junto a ela e que para ela foram de fundamental importância.

Miriam deixa o cargo de reitora, mas prossegue com suas atividades na instituição, como professora titular de Neuroendocrinologia, além de suas atividades junto à Santa Casa e na medicina.

Estiveram presentes na cerimônia, o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, e o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann.

Confira a íntegra da cerimônia no canal da UFCSPA WebTV

Nova gestão

A professora Lúcia Campos Pellanda foi nomeada para o cargo de reitora da instiuição, após eleição realizada no dia 17 de novembro, e deverá receber posse em Brasília nos próximos dias. Está prevista a realização de uma cerimônia comemorativa de ascenção ao cargo.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - CEP 90050-170
Fone +55 (51) 3303-9000 - facebook.com/UFCSPA - @UFCSPA_oficial - youtube.com/UFCSPA